fbpx

Conheça nossa história

A Marca Ferretti

A história da Ferretti Design se funde à história das famílias Ferretti e Cunha, em 1922. Há 100 anos, chegaram em Santos, vindo da Itália, Delfino Ferretti, sua esposa Rosa (Bisavós do Ronaldo Junior) e seu filho. Nos anos 20 tiveram mais 4 filhos, sendo um deles a Dona Yolanda (avó do Ronaldo Junior e mãe do Senhor Ronaldo). Ao chegarem, foram para o interior trabalhar no campo, mas foram roubados, além disso, Dona Rosa e o filho ficam doentes e a família passa por muitas dificuldades, ao ponto de perderem até a moradia. Felizmente, outra família de Italianos, os Pastorelli, os ajudam e os acolhem em sua casa.

Delfino, depois de trabalhar em vários ofícios, começa a trabalhar com Marmorite, fazendo Mosaicos. Nos anos 30, vai à Petrópolis, no Rio de Janeiro, para fazer o piso de um hotel tradicional, o Quitandinha, gosta da cidade e decide trazer toda a família.

Paralelamente em 1926, Joaquim da Cunha (Avô da Daniela), profissional da Marcenaria e Carpintaria, veio de Portugal para o Brasil em busca de uma vida melhor para a família, que ficou lá, se estabeleceu no Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil, trabalhando em diversas construções, pois a cidade nesse momento era um grande canteiro de obras. 

Nos anos 60, seu filho, Manoel da Cunha (pai de Daniela) veio também, de Portugal, para trabalhar com construção e marcenaria, casou-se, teve dois filhos e se separou. Posteriormente, se casa novamente, com Dona Lindalva (Mãe da Daniela).

Dona Yolanda (avó do Ronaldo Junior) era costureira e fazia vestidos de noivas. Na década de 40 se casou com Gilberto que era viúvo e tinha dois filhos, depois tiveram quatro filhos, sendo o mais velho, o Senhor Ronaldo (Pai do Ronaldo Junior).

 

Em 1966 o Senhor Ronaldo e a Dona Bete se casam e depois tem dois filhos: Andrea em 1968 e Ronaldo Junior em 1971.

Nos anos 70, o Senhor Manoel e Dona Lindalva têm 3 filhos, Cristian, Daniela e Michael, moravam em Vila Isabel, ao lado do Boulevard, uma fábrica, que depois se tornou um grande mercado do bairro.

Compram um terreno em Jacarepaguá e montam sua marcenaria, onde depois seu filho mais velho Júlio e seu neto Átila também trabalhariam. Nesta marcenaria o Sr. Manoel trabalharia até seus 80 anos.

Em 1985, o Senhor Ronaldo, que era um vendedor de elevadores que também vendia veículos usados em casa, e sua esposa, Dona Bete, uma dona de casa, ex-bancária, inauguram a primeira loja Ferretti, uma loja de veículos usados na Av. 28 de Setembro 231, Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Seus dois filhos também ajudam na loja. Ronaldo Junior com apenas 14 anos nessa época, todas as tardes depois da escola, ia na pequena loja, que cabiam apenas 7 carros dentro, para fazer serviços de office boy, trocar pneus e ajudar na compra de peças para manutenção nos veículos que iriam para venda.

Em 1989 mudam da pequena loja para uma sede própria na Rua Teodoro da Silva 280, com mais de 1.000m², ainda na Vila Isabel. Neste mesmo ano, Ronaldo Junior e Daniela começam a namorar, se casando em 1991. Ronaldo Júnior, de 1990 a 1993, trabalhava como vendedor na loja, mas paralelamente comprava e vendia veículos mais antigos na calçada.

Em 1992 o Senhor Ronaldo abre uma filial da Ferretti Veículos na Barra da Tijuca (Shopping-Car), neste ano também nasce o filho primogênito de Ronaldo Junior e Daniela, Rafael. Em 1993, Ronaldo Junior, assume a gerência dessa unidade nova, e posteriormente, expandem para mais duas lojas no subsolo.

Em 1994 transferem completamente a empresa para as lojas da Barra, e fazem um prédio comercial no local onde era a loja antiga em Vila Isabel.  Em 1996 mudam a sede da Barra para uma loja de 500m2 na Av. das Américas 5777, Barra da Tijuca, no Comercial Park Palace.

No ano 2000, nasce a Rebeca, segunda filha de Ronaldo e Daniela, em 2003 a Ferretti Veículos muda para a Estrada dos Bandeirantes 2.631, Taquara, enquanto o Ronaldo Junior e sua esposa Daniela começam sua própria loja na Av. Geremário Dantas 526, Pechincha – Jacarepaguá. Em 2008, Ronaldo Junior e Daniela transferem a loja do Pechincha para a Intendente Magalhães 953, em Vila Valqueire.

Em 2011, ainda com a loja de veículos de Vila Valqueire aberta, inauguram a Ferretti Design na Av. das Américas – Recreio dos Bandeirantes, uma loja de móveis planejados com 120m², buscando um novo mercado. Já em 2012 decidem fechar definitivamente a loja de veículos. Neste ano, continuando a tradição de empresa familiar, Rafael começa na empresa como medidor, depois como projetista e ingressa na faculdade de Arquitetura. Daniela também ingressa na faculdade de Design de Interiores e se forma em 2018.

Em 2018, em seu plano de expansão, inauguram a segunda Ferretti Design na Estrada dos Três Rios, Freguesia – Jacarepaguá, uma loja de 100m², Rafael assume a direção desta unidade.

Em 2019 Rafael casa com Carolina. No final deste mesmo ano mudam a sede do Recreio para uma loja na mesma Avenida, bem maior, com 400m², dando mais visibilidade à marca. Em 2020, Carolina se une ao seu marido na loja da Freguesia, mantendo a tradição de empresa familiar desde o Senhor Ronaldo e Dona Bete, lá no ano de 1985.

Em 2021 alugam uma loja maior na Estrada do Três Rios e começam a mudança da Ferretti Design da Freguesia para uma loja com 350m² e assim consagram sua presença no bairro.

A trajetória da Ferretti Design continua a cada dia e cada cliente/amigo que compra um ambiente, faz parte dessa linda história que não para…

O que queremos construir com a

Ferretti Design

Missão

Realizar sonhos, transformando ambientes e consequentemente vidas.

Visão

Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores e fornecedores, pela qualidade dos produtos, serviços e relacionamento.

Valores

Ética inegociável, compromisso com a verdade, pontualidade e profissionalismo.

Conheça nossos parceiros